quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

BIQUÍNI CAVADÃO - Novo DVD


O Biquíni Cavadão é um dos patinhos feios do rock dos anos 80 no Brasil. Nunca foi uma banda de adjetivos como a poderosa Legião Urbana, o popular Paralamas do Sucesso, o irreverente Ultraje a Rigor ou o provocativo Titãs. Experimentou elevações e depressões ondulantes no decorrer do tempo e agora parece calcar sua sobrevivência no trabalho dos amigos mais famosos.

"80 - Volume 2", novo DVD ao vivo do grupo, é um repertório perfeito de karaokê para as festas mais saudosistas de duas décadas atrás. O projeto é uma revisão do BRock feito por uma banda da mesma geração, mas com os pés amarrados no passado. O arroz com feijão remanescente daquela época são os ingredientes deste trabalho.

Gravado no Circo Voador do Rio de Janeiro, palco de estréia do Biquíni Cavadão no longínquo 1985, o DVD foi lançado também em CD com versão mais enxuta e é a segunda parte do projeto que saiu em 2001.

Estão lá todos os hits infalíveis do rock brasileiro, de Paralamas e Legião Urbana a Engenheiros do Hawaii e Supla, passando por Lobão, Cazuza, Lulu Santos e até Biquíni Cavadão, fazendo cover de si mesmo. Tudo com novos arranjos, às vezes com mais peso, outras com uma levada bem diferente da gravação original.

Ao vivo, a banda traz artistas dos anos 2000 para participar da festa revival. Tico Santa Cruz, do Detonautas, ajuda nos vocais de "Índios", da Legião. Cláudia Leitte faz dueto em "Romance ideal", dos Paralamas. Egypcio, do Tihuana, canta (sem qualquer acréscimo) em "Envelheço na Cidade", do Ira. Curiosamente, todos eles aparecem apenas em telão. No palco, só há a participação de Hudson (que faz dupla com Edson) em "Revoluções Por Minuto", do RPM.

O vocalista Bruno Gouveia e seus companheiros abrem espaço também para o repertório internacional da época. Há uma regravação de "Overkill", do Men At Work, e de "Tainted Love", música de Ed Cobb que fez sucesso com a dupla inglesa Soft Cell, mas que Bruno tenta emular a versão sombria de Marilyn Manson.

Se o show principal não é suficiente para se esgotar de anos 80, há muitos extras no DVD. Faixa a faixa, making of, bastidores e slideshow de fotos. O mesmo repertório que o Biquíni Cavadão apresenta no palco é interpretado pelos fãs antes do show, em performances dignas do quadro de piores momentos do programa "Ídolos". É divertido e constrangedor, assim como todo karaokê que se preze.

(MARIANA TRAMONTINA)
Site UOL.

0 comentários:

Postar um comentário

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

SEGUIDORES

 
Licença Creative Commons
This work by Alexandre A. Silva is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://naclave.wordpress.com/.