sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Cientistas estudam 'manto acústico' que isolaria som

Cientistas espanhóis revelaram um projeto para desenvolver um "manto acústico" capaz de isolar o som quase por completo.


Segundo os especialistas da Universidade Politécnica de Valencia, a nova tecnologia poderia ser eficiente na construção de residências e casas de espetáculos acusticamente isolados, além de navios mais silenciosos.


A técnica por trás do manto, apresentada no New Journal of Physics, consistiria em criar um objeto composto de "cristais sônicos" que atrairiam as ondas sonoras, impedindo sua propagação. Esses cristais seriam instalados em um tipo de material, ainda a ser criado, que serviria de escudo contra o som.


Jose Sanchez-Dehesa, um dos pesquisadores envolvidos, disse à BBC News que um manto composto de painéis e cilindros minúsculos poderia alcançar tal efeito. "A idéia do manto acústico é desviar as ondas sonoras para o objeto de cristais sônicos", diz o pesquisador.Simulações feitas pelos especialistas mostraram que cerca de 200 camadas do manto poderiam isolar qualquer som por completo.


Implicações


Sanchez-Dehesa ainda disse que a equipe agora pretende desenvolver e testar o material em laboratório para comprovar as simulações. "Não é um projeto irrealístico, não exige feitos extraordinários", diz ele. "É algo que pode ser produzido facilmente".


Se um dia vier a ser comercializado, os cientistas espanhóis acreditam que o manto poderá ter usos na construção civil e nas Forças Armadas.


Paredes contendo o material poderiam ser utilizadas para construir casas e salas de espetáculo, que se serviriam da tecnologia para melhorar a qualidade do som em algumas áreas e isolá-lo em outras. As Forças Armadas também poderiam se beneficiar, criando submarinos que não sejam detectados por sonares e navios de guerra mais silenciosos.

0 comentários:

Postar um comentário

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

SEGUIDORES

 
Licença Creative Commons
This work by Alexandre A. Silva is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://naclave.wordpress.com/.