segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Gibson lança primeira guitarra digital

Uma das mais famosas marcas de guitarra do mundo, a Gibson, acaba de lançar a HD 6X-Pro Guitar System, também conhecida como HD Les Paul. A novidade é um marco na história desse instrumento, com a primeira guitarra inteiramente digital. Mas se engana quem pensa que com isso sua magia é perdida. Antes de tudo, continua sendo uma Les Paul: além do visual, da pegada e do som, que continuam intactos, sua parte eletrônica também foi mantida - dois captadores magnéticos, dois controles de volume e dois botões de tonalidade e uma saída mono convencionais -, o que permite ao músico ignorar as ferramentas adicionais e usá-la como uma guitarra normal. Essa possibilidade é indispensável, pois contorna problemas como o fim de uma bateria ou um cabo específico, bastando plugá-la na saída mono e continuar tocando.

O cabo que transmite a informação para o amplificador ou para o computador é o da rede Cat5, ao invés do cabo tradicional. Essa tecnologia, chamada pela Gibson de MaGIC, permite a transferência dos dados de cada corda individualmente juntamente com um sinal de microfone e um sinal com as seis cordas juntas - sinal normal.

Essa "mágica" acontece dentro da Breakout Box, apelidada de "bob", uma caixinha que converte o sinal digital da guitarra em analógico e pode mandar cordas diferentes ou combinações de cordas para diferentes amplificadores.

Também é possível conectar a guitarra diretamente no computador e gravar o sinal digital, necessitando apenas do software que já vem com o instrumento. O preço da guitarra está em US$ 4 mil, nos EUA, sendo que 100 modelos foram assinadas pelo próprio Les Paul, e custam US$ 8 mil.

Mais informações no site www.gibson.com/DigitalGuitarNew/gibsonDigital.html

0 comentários:

Postar um comentário

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

SEGUIDORES

 
Licença Creative Commons
This work by Alexandre A. Silva is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://naclave.wordpress.com/.