sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Internet aponta novo modelo para indústria fonográfica

Executivos do mundo da música lançaram uma nova proposta de modelo de negócios para o setor, na Internet: o patrocínio de bandas por parte dos fãs.

Segundo o The Guardian, o Bandstocks é um site que apostará no apoio da comunidade de fãs para tentar viabilizar a gravação de álbuns de novos artistas, uma iniciativa criada por executivos por trás de bandas bem sucedidas como Kaiser Cheifs e Primal Scream.

A nova alternativa às grandes gravadoras permitirá ao público investir em um artista por meio do pagamento de parcelas no valor de dez libras, equivalente a cerca de R$ 30. Quando o fundo destinado ao artista chegar a um valor pré-estabelecido (por exemplo, 100 mil libras, ou pouco mais de R$ 300 mil), o dinheiro será usado para a gravação e divulgação de um CD.

No novo formato, os fãs passam a investidores e receberão, além de uma cópia do álbum, crédito pela aposta, impresso no encarte, e dividirão 30% dos lucros obtidos pelas vendas e licenciamento da obra. Adicionalmente, poderão garantir edições limitadas de lançamentos da banda e reserva de ingresso para shows.

Andrew Lewis, artista e criador da iniciativa, acredita que o Bandstocks oferecerá mais retorno que um acordo com gravadora, bem como uma maior liberdade e controle sobre copyright, um modelo que se tiver sucesso comprovado pode fidelizar artistas e angariar antigas bandas.

Atualmente, dois artistas desconhecidos testam o sistema: FrYars, 19 anos, e Jersey Budd, ambos cantores e compositores. "Tive oportunidade de fazer acordos com um número de gravadoras, mas estou confiante quanto a minha música e o futuro da Bandstocks, que parece ser um modo mais honesto e transparente de lançar gravações", explicou Budd.

O Bandstocks pretende atrair artistas famosos para o novo modelo, e Martin Carr, antigo guitarrista da banda Boo Radleys, pretende fazer um teste e tentar conseguir investimento para seu próximo álbum.

O selo B-Unique, de artistas como Kaiser Chiefs, Primal Scream e Twang, ajudará a caçar e selecionar artistas para o serviço, que pretende lançar dez álbuns em seu primeiro ano.

O site paidContent comparou o conceito ao de sites já existentes como Sellaband e Slicethepie. O site da Bandstocks pode ser acessado em:

http://bandstocks.com

0 comentários:

Postar um comentário

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

SEGUIDORES

 
Licença Creative Commons
This work by Alexandre A. Silva is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://naclave.wordpress.com/.