domingo, 29 de março de 2009

PIONEER DESENVOLVE MÍDIA DE 400 GB.

Pioneer desenvolve mídia de 400 GBA fabricante japonesa Pioneer anunciou o desenvolvimento de um disco óptico laminado capaz de armazenar até 400 GB de dados. O feito põe em cheque a tecnologia Blue-Ray, com tamanho máximo de 50 GB e que apenas começa a penetrar no mercado de eletrônicos. A mídia é composta de 16 camadas, cada uma com 25 GB, e foi criada de forma a eliminar um problema antigo de perda de transmissão de dados em discos de múltipla camada, noticiou o site The Inquirer.

Pioneer desenvolve mídia de 400 GBA fabricante japonesa Pioneer anunciou o desenvolvimento de um disco óptico laminado capaz de armazenar até 400 GB de dados. O feito põe em cheque a tecnologia Blue-Ray, com tamanho máximo de 50 GB e que apenas começa a penetrar no mercado de eletrônicos. A mídia é composta de 16 camadas, cada uma com 25 GB, e foi criada de forma a eliminar um problema antigo de perda de transmissão de dados em discos de múltipla camada, noticiou o site The Inquirer. De acordo com o Register Hardware, o novo disco possui o dobro da capacidade de uma tecnologia anunciada pela TDK há alguns anos como possível futuro para a mídia Blu-Ray. Dois elementos compõem o segredo para aumentar tão drasticamente a capacidade de armazenamento: o primeiro é a já citada quantidade de camadas. O segundo, é utilização de um novo sistema de leitura, capaz de ler sinais ópticos extremamente fracos ou distorcidos e tratar os erros, segundo informações do site oficial do produto (Em japonês, tradução do Google Translate). Em apenas um disco destes seria possível armazenar até 48 horas de conteúdo em alta definição, espaço suficiente para guardar, por exemplo, uma temporada completa de um seriado ou diversas mini-séries em um só disco. Adicionalmente, cada uma das camadas do disco possui especificações e características semelhantes às de um disco Blu-ray, o que permitirá compatibilidade entre formatos e faz com que os discos possam ser reproduzidos nos atuais aparelhos do formato de nova geração, conforme explicou o BetaNews. Entretanto, até o momento a tecnologia é limitada a leitura de conteúdos pré-gravados. As informações foram confirmadas também pelo site Gizmodo. Detalhes da invenção serão apresentados durante o Simpósio Internacional de Memória Óptica e Armazenamento de Dados Ópticos 2008, que acontecerá no Hawaii no dia 13 de julho. Ainda não há um nome comercial para a tecnologia.
*
Transcrito por
joaquim777@gmail.com
Postado por Joaquim Martins Cutrim às 21:33
Sexta-feira, 11 de Maio de 2007
O novo CD: O TERA DISC
Com uma capacidade de armazenar até um terabyte de dados, o novo disquinho óptico em 3 dimensões (3D) promete muita coisa, especialmente livrar-se da questão da fragilidade versus durabilidade: não vem mais com a reflective layer, a camada refexiva que costuma oxidar ou soltar-se quando não é protegida por aquela de policarbonato. Mais sobre essa novidade, leia em http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010150070330

*
Surgiu o HD AAC, que dizem será o substituto do CD. Não acredito que eletricidade vá substituir uma mídia física tão importante e bonita como o CD, afinal o fetiche pelo objeto conta, a cultura conta, a foto do artista conta, a sua assinatura, a foto da banda e os textos relatando como foi a gravação... O que talvez queiram dizer é que há possibilidade de um dia ele vir a parar de ser fabricado em massa. Mas parar de ser fabricado, nunca, como também nunca deixou de ser fabricado o LP, hoje mais conhecido como vinil. Além do mais, o HD AAC é um fichário de 24 bits a 96 a.s (amostras por segundo, já que a denominação 96 khz é errada!) sujeito, como qualquer outro programinha (ele é um CODEC), à corrupção de dados. O CD, perto dele, é uma mídia infinitamente mais estável, pois os pits estão gravados fisicamente representando os bytes. Além do mais, memórias FLASH, são, memórias, sujeitas a panes. Contudo, leia a matéria para ficar por dentro.
Esta notícia saiu no site Inovação Tecnológica - http://www.inovacaotecnologica.com.br/ "Morte do CD é decretada por codec HD-AAC, que comprime música sem perda de dadosDa redação09/01/2008 O Instituto Fraunhofer, da Alemanha, criador do formato MP3, acaba de anunciar a morte do CD. O instituto lançou nesta semana um novo formato para codificação de música digital chamado HD-AAC, que preserva a qualidade do original sem perdas. Morte do CD O HD-AAC oferece compressão de 24 bits com amostragem de 96 kHz. Os CDs atuais são gravados com compressão de 16 bits e qualidade de 44,1 kHz. Ou seja, o novo formato tem qualidade de som significativamente melhor do que o CD. Daí a decretação da morte do CD, que já vinha sendo ameaçado pelo MP3. O novo codec HD-AAC é derivado do padrão MPEG-4 SLS ("Scalable to Lossless"), sendo também compatível com os tocadores de música portáteis, como o iPod e assemelhados. Codec HD-AAC "Os consumidores poderão comprar conteúdo em lojas online de música com som melhor do que os CDs, e preservar sua coleção atual de CDs para o futuro codificando-a em HD-AAC," disse Harald Popp, coordenador do Departamento de Sistemas Multimídia em Tempo Real do Instituto Fraunhofer. Compressão sem perda Músicas codificadas no padrão HD-AAC poderão ser tocadas diretamente em tocadores de MP3 e até em telefones celulares que possuam o codec. O processo de codificação preserva cada bit de informação contido no arquivo original não comprimido, resultando na chamada codificação sem perda. Segundo Popp, o codec HD-AAC já está disponível para PC e dispositivos integrados, incluindo microprocessadores ou processadores de sinais digitais (DSPs) da ARM, MIPS, Texas, Analog Devices, Intel e IBM".
*
Links relativos a Deck e Fitas e Masterizações em DMM.
1. http://www.tapedeck.org/
2. http://www.blackmetal.com/cgi-bin/gold/category.cgi?category=search&query=%5Ebycategory7.sql
3. http://www.stockfisch-records.de/stckff/sf_stockfisch_e.html
4. http://www.stockfisch-records.de/paulerac/pa_pauler!.html
5. http://www.magneticheadcompany.com/
6. http://contraataxacaodovinilimportado.blogspot.com/
7. http://www.ebreggae.com/ (Vinis de Reggae).
8. http://www.destakjornal.com.br/noticia.asp?ref=23426
9. http://mundo47.wordpress.com/2008/01/17/mas-a-monstro-discos-vai-salvar-a-patria/ 10. http://www.analoglovers.com/
11. http://www.analogueseduction.net/acatalog/index.html?http%3A//www.analogueseduction.net/acatalog/_Record_Cleaning.html&CatalogBody
*
Joaquim Martins Cutrim. e-mail: joaquim777@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

SEGUIDORES

 
Licença Creative Commons
This work by Alexandre A. Silva is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://naclave.wordpress.com/.