segunda-feira, 30 de março de 2009

Surgiu o HD AAC, que dizem será o substituto do CD


Surgiu o HD AAC, que dizem será o substituto do CD. Não acredito que eletricidade vá substituir uma mídia física tão importante e bonita como o CD, afinal o fetiche pelo objeto conta, a cultura conta, a foto do artista conta, a sua assinatura, a foto da banda e os textos relatando como foi a gravação...

Surgiu o HD AAC, que dizem será o substituto do CD. Não acredito que eletricidade vá substituir uma mídia física tão importante e bonita como o CD, afinal o fetiche pelo objeto conta, a cultura conta, a foto do artista conta, a sua assinatura, a foto da banda e os textos relatando como foi a gravação... O que talvez queiram dizer é que há possibilidade de um dia ele vir a parar de ser fabricado em massa. Mas parar de ser fabricado, nunca, como também nunca deixou de ser fabricado o LP, hoje mais conhecido como vinil. Além do mais, o HD AAC é um fichário de 24 bits a 96 a.s (amostras por segundo, já que a denominação 96 khz é errada!) sujeito, como qualquer outro programinha (ele é um CODEC), à corrupção de dados. O CD, perto dele, é uma mídia infinitamente mais estável, pois os pits estão gravados fisicamente representando os bytes. Além do mais, memórias FLASH, são, memórias, sujeitas a panes. Contudo, leia a matéria para ficar por dentro.
Esta notícia saiu no site Inovação Tecnológica - http://www.inovacaotecnologica.com.br/ "Morte do CD é decretada por codec HD-AAC, que comprime música sem perda de dadosDa redação09/01/2008 O Instituto Fraunhofer, da Alemanha, criador do formato MP3, acaba de anunciar a morte do CD. O instituto lançou nesta semana um novo formato para codificação de música digital chamado HD-AAC, que preserva a qualidade do original sem perdas. Morte do CD O HD-AAC oferece compressão de 24 bits com amostragem de 96 kHz. Os CDs atuais são gravados com compressão de 16 bits e qualidade de 44,1 kHz. Ou seja, o novo formato tem qualidade de som significativamente melhor do que o CD. Daí a decretação da morte do CD, que já vinha sendo ameaçado pelo MP3. O novo codec HD-AAC é derivado do padrão MPEG-4 SLS ("Scalable to Lossless"), sendo também compatível com os tocadores de música portáteis, como o iPod e assemelhados. Codec HD-AAC "Os consumidores poderão comprar conteúdo em lojas online de música com som melhor do que os CDs, e preservar sua coleção atual de CDs para o futuro codificando-a em HD-AAC," disse Harald Popp, coordenador do Departamento de Sistemas Multimídia em Tempo Real do Instituto Fraunhofer. Compressão sem perda Músicas codificadas no padrão HD-AAC poderão ser tocadas diretamente em tocadores de MP3 e até em telefones celulares que possuam o codec. O processo de codificação preserva cada bit de informação contido no arquivo original não comprimido, resultando na chamada codificação sem perda. Segundo Popp, o codec HD-AAC já está disponível para PC e dispositivos integrados, incluindo microprocessadores ou processadores de sinais digitais (DSPs) da ARM, MIPS, Texas, Analog Devices, Intel e IBM".

1 comentários:

Quando ele falou de morte do CD se referio a do Codec utilizado para gravar os CDs atuais, com esse novo codec poderão ser gravados mais musicas e com uma melhor qualidade que a atual.

Postar um comentário

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

SEGUIDORES

 
Licença Creative Commons
This work by Alexandre A. Silva is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://naclave.wordpress.com/.