domingo, 5 de abril de 2009

O Que é ...?

O Que é Um Virus?


Os vírus representam um dos maiores problemas para usuários de computador. Consistem em pequenos programas criados para causar algum dano ao computador infectado, seja apagando dados, seja capturando informações, seja alterando o funcionamento normal da máquina. Os usuários dos sistemas operacionais Windows são vítimas quase que exclusivas de vírus, já que os sistemas da Microsoft são largamente usados no mundo todo. Existem vírus para sistemas operacionais Mac e os baseados em Unix, mas estes são extremamente raros e costumam ser bastante limitados. Esses "programas maliciosos" receberam o nome vírus porque possuem a característica de se multiplicar facilmente, assim como ocorre com os vírus reais, ou seja, os vírus biológicos. Eles se disseminam ou agem por meio de falhas ou limitações de determinados programas, se espalhando como em uma infecção. Um exemplo disso, são os vírus que se espalham através da lista de contatos do cliente de e-mail do usuário.



O Que e Spam



O termo Spam, abreviação em inglês de “spiced ham” (presunto condimentado), é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa. Na Sua forma mais popular, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitarios. . O termo spam, no entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e noutras situações até modestas. Geralmente os spams têm carater apelativo e na grande maioria das vezes são incômodos e inconvenientes. Spam muito ultilizados por " Hacker s" para enganar para estar rendirecionando para paginas falsas da web via email, ou para fazer com que a vitima forneça dados pelo email "DADOS SENSIVEIS". Ou Simplesmte para fazer propaganda de seu produto.



O Que e Trojans


Os trojans-Horses(Cavalos de Tróia) ou simplesmente trojans são programas recebidos como verdadeiros presentes de Grego, uma alusão ao cavalo de madeira dado de presente aos troianos que tinha o objetivo real de invadir as suas fortalezas. Portanto os trojans são softwares criados com o intuito de dar acesso não autorizado a máquina da vítima, normalmente vêm disfarçados de programinhas úteis ou com títulos apelativos para induzir a Sua execução.
Ou Seja, Com um Servidor de algum trojans, se a vitima executa, é possivel vc controla o pc dela pelo seu pc. Incrvivel. EU PREFIRO MIL VEZES EUM trojan DO QUE UM VIRUS
Como Funciona?
Para permitir acesso a máquina da vítima é necessário que o software(o trojan) abra uma conexão(porta) e fique em estado de alerta esperando a conexão do invasor. Eles rodam em background de forma totalmente furtiva e difícil detecção por usuários leigos. Um dos trojans mais populares, apesar de antigo, é o NetBus, que continua fazendo verdadeiros estragos na máquina dos incautos. Esta é a tela do cliente, ou seja, da máquina do invasor quando está conectado à vítima.



O Que e Um Hacker


Devemos antes de tudo informar que um Hacker é um sabichão. Justamente por saber muito, ele tem condições de "aprontar" por aí. O Hacker sempre quer aprender mais um pouco e normalmente acaba perdendo horas de sono por isso. É aquele que tem prazer em sentar à frente de seu micro e ficar horas e horas buscando nem sabe o quê. Naturalmente xereta, o Hacker adora invadir sistemas alheios para simplesmente preencher seu ego. Muitas de suas façanhas podem ser discutíveis ao nível social, mas o verdadeiro Hacker não costuma estragar nada, subtrair programas, ou sequer roubar informações em detrimento de outrem. O Hacker é, acima de tudo, um intelectual informatizado. Um Cracker , este sim, é o que utiliza suas habilidades em proveito próprio, não importando quantos ou quais prejuízos cause. Este é um elemento perigoso, que muitas vezes acaba por se autodestruir. Normalmente coloca vírus em computadores, descobre senhas para vender a empresas, destrói informações, corrompe sistemas e apronta tudo que pode. Os Hacker s são basicamente feras da informática, que adoram aprender como os sistemas funcionam externa e principalmente internamente. Algumas pessoas os definem como desordeiros e pessoas más. Na verdade os verdadeiros Hacker s não são anjos, mas não saem por aí invadindo outros sistemas, causando danos ou espionando as informações dos outros. Não há magia no que eles fazem. A maioria das informações pode ser encontrada na lnternet.



O Que e Hooax ?


Hoax
Dí-se o nome de hoax a histórias falsas recebidas por e-mail, sites de relacionamentos e na Internet em geral, cujo conteúdo, além das conhecidas correntes, consiste em apelos dramaticos de cunho sentimental ou religioso, supostas campanhas filantrópicas, humanitarias ou de socorro pessoal ou, ainda, falsos virus que ameaçam destruir, contaminar ou formatar o disco rígido do computador.
Os hoaxes, também conhecidos como "pulhas", "boatos" ou "lendas virtuais", são caracterizados por Sua linguagem típicamente marcada pela ênfase no carater emergencial, na gravidade ou na urgência do fato, além do tom emocional ou sensacionalista usados com o intuito de seduzir o leitor e, ainda, o típico e insistente apelo para que seja repassada ao maximo de pessoas. Estes atributos, que muitas vezes se tornam até mais evidentes do que as próprias informações da mensagem, se forem bem observados, nos permitirão facilmente distinguir uma pulha de uma mensagem honesta.
Resumindo São FAlsas Histórias, de Virus, Emails.. são Boatos e Lendas. NÃO É ENGENHARIA SOCIAL. ENGENHARIA E HOAX SÃO DIFERENTES APESAR DE SEREM SEMELHANTES.





O Que e Phishing ?


Phishing
Em computação, phishing é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir informações sensíveis, tais como senhas e números de cartão de crédito, ao se fazer passar como uma pessoa confiavel ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial, como um correio ou uma mensagem instantânea. O termo Phishing surge das cada vez mais sofisticadas artimanhas para pescar as informações sensíveis dos usuarios. Phishing “Termo em Ingles” (Peixes).
Sinceramente? A Técnica que eu Masi Gosto de Usar. Esta Técnica Combinada Com Engenharia Social, Juntas Corretamente, fazem uma dupla imbativel.







O Que e Malware ?


Malware
São spams e hoax com objetivos definidos , para obter dados de maneira fraudulenta, ou personificação de confiança para roubo de informações. Inclui nesta categoria os worms, spywares, trojans e vírus de computador.Ou seja são os virus, trojans, spans e hoax, Para ter Acesso Fraudulenta. ou Seja "Malware" é um termo geral normalmente aplicado ao nos referir-mos a qualquer software desenvolvido para causar danos em computadores, servidores ou redes de computador, e isso independentemente de o software ser um vírus, um spyware, etc.
Portanto qualquer software, por exemplo um trojan, ou Mesmo um worm, etc são denominados de "malware", o que informa que esses são software que causam MAL a um equipamento, software ou arquivo de dados de um usuário.
Obviamente temos que sempre levar em conta os reais níveis de criticidade e risco a segurança causado por cada um dos grupos de malware. Com certeza um Spyware é muito menos perigoso (e seus Fabricante s alegam que não levam nenhum risco!) que um vírus, trojan ou worm.







O Que e Worms ?


Worms
Um worm, tal como um vírus, foi concebido para se copiar de um computador para outro, mas de forma automática. Em primeiro lugar, toma controlo de funções do computador que permitem transportar ficheiros ou informações. O worm, após ter entrado no sistema, pode movimentar-se sozinho. Um dos grandes perigos dos worms é o facto de se poderem duplicar em grande volume. Por exemplo, um worm pode enviar cópias de si próprio para todas as pessoas que estejam no seu livro de endereços de correio electrónico, e os computadores dessas pessoas farão o mesmo, causando um efeito de avalanche, resultando em congestionamentos nas redes das empresas e em toda a Internet . Quando são libertados novos worms, estes espalham-se bastante depressa. Entopem as redes e podem criar grandes períodos de espera para abrir páginas na Internet .
Worm (n.) Uma subclasse de vírus. Um worm normalmente espalha-se sem interacção por parte do utilizador e distribui cópias completas (possivelmente modificadas) de si próprio através das redes. Um worm pode consumir memória ou largura de banda, o que pode fazer com que um computador fique bloqueado.

0 comentários:

Postar um comentário

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

SEGUIDORES

 
Licença Creative Commons
This work by Alexandre A. Silva is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://naclave.wordpress.com/.