segunda-feira, 3 de maio de 2010

Curso de Produção Musical - AURORA FILMES

Início: Abril de 2009
Duração: 5 meses
Curso Completo (Três cadeiras): 120 reais por mês
Apenas uma modalidade: 90 reais por mês
Dias da semana: Quartas e sextas


Objetivo:

O Curso de Produção Musical fundamenta-se nos princípios sócio-construtivistas, onde o método aplicado pelo músico e professor Paulo de Tarso Lins,  se desenvolve da elaboração e planejamento dos conteúdos, a partir das realidades e necessidades do grupo, tendo como referência, temas e tópicos compreendidos no contexto da Produção Musical. Numa perspectiva transversal, as principais abordagens são sub-divididas em TÉCNICAS DE ÁUDIO, PRODUÇÃO E MARKETING DA MÚSICA (PRODUÇÃO MUSICAL I, ELABORAÇÃO DE PROJETO E PLANEJAMENTOS) E  MUSICA (LEITURA MUSICAL E PRÁTICA INSTRUMENTAL). Os conceitos gerais objetivam vivenciar experiências, estudos teóricos fundamentais e conhecimentos práticos para produção de bandas, trilhas sonoras, clipes e outros seguimentos da música, a partir dos recursos de gravação em estúdio digital, registro e edição em CD, após a compreensão das etapas de uma gravação demo, proporcionando aos participantes, produzir o seu projeto experimental.



Público:
O curso destina-se a profissionais que lidam com produção musical ou pretendem se tornar produtores musicais. Técnicos, músicos, arranjadores, engenheiros, DJ's, e outros interessados em trabalhar num estúdio de gravação ou interessados em montar um. Interessados em áudio em geral, especialmente em fazer um projeto experimental.



Conteúdo Programático:


1.TÉCNICAS DE ÁUDIO (Orientador: Léo Moraes)


- Principais softwares de áudio
- Como montar o próprio estúdio
- Como gravar, mixar e masterizar
- Introdução: Áudio, o que significa ?
- Ondas Sonoras
- Freqüências Sonoras
- Periféricos
- Equalizadores
- Reverbe
- Compressor
- Gate e Crossover
- Microfones
- Mesas de Som
- Cabos
- Timbres
- Midi - Como gravar

2.MÚSICA (Orientador: Bruno Cavalcanti)

Parte I:
- Introdução
- História
- Música (melodia, ritmo, harmonia)
- Formações e propriedades físicas dos sons
- Representação gráfica do braço do violao
- Representação gráfica do pentagrama ou pauta musical, linhas suplementares
- Notação musical
- Cordas soltas do violão
- Extensão ou tessitura
- Figuras e valores das notas e pausas
- Ligadura e ponte de aumento
- Compasso e como identificar o compasso de uma música
- Compasso simples e composto
- Intervalos
- Acidentes musicais
- Notação do violão
- Escala, ciclos das quintas, c1assificações dos intervalos
- Formação da escala natural

Parte II:
- Acorde e acorde arpejado e categoria dos acordes
- Cifra
- Formação do acorde
- Acorde no seu estado fundamental
- Acorde invertido
- Tonalidades, tom e categorias dos acordes
- Trítono e suas resoluções
- Função tonal ou harmônica


3.PRODUÇÃO E MARKETING DA MÚSICA (Orientador: Felipe Machado)

- Planejamento
- Pesquisa de mercado (Estudo mercadológico - tendências) utilizando como estrutura "Árvore de Problemas"
- Projeto ilustrado
- Projeto técnico
- Marketing (Construção de Clipping)
- Divulgação
              

0 comentários:

Postar um comentário

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

SEGUIDORES

 
Licença Creative Commons
This work by Alexandre A. Silva is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://naclave.wordpress.com/.