sábado, 22 de maio de 2010

Instrumentos - KÂNTELE

O Kântele é instrumento de cordas da família das liras originário da Finlândia, foi resgatado pelo fundador da Antroposofia, Rudolf Steiner no início do século XX. Afinado na escala pentatônica (re mi sol la si re`mi`), possui uma sonoridade especial que cria um ambiente de tranqüilidade e harmonia.O toque carinhoso dos nossos dedos em suas cordas dá vida a tons tão suaves e cheios de luz que também nos sentimos tocados em nosso interior. O Kântele pode ser um grande aliado na busca do nosso equilíbrio.
Recursos pedagógicos e terapêuticos:
Atua diretamente no sistema rítmico-respiratório, na região do Sentir, acalmando processos físicos; harmoniza ambientes para meditação, cria ambientes para contar histórias, acalma as crianças antes de dormir, ajuda na concentração e atenção, requisitos necessários para época de alfabetização.
Para as mulheres, possibilita contato com nossa Essência trabalhando nossa doçura e amorosidade, trabalha também a “escuta” interna, o ouvir mais profundo a nós mesmas e ao outro.Criamos momentos de silêncio e quietude...Seu gesto acolhedor e suave ao tocar nos convida a também sermos suaves na vida...
Um dos grandes benefícios do Kântele é que ele abre as portas para a música de uma forma simples e bela. Não requer conhecimento de teoria musical, sendo facilmente tocado por adultos e crianças. Adultos já muito inibidos musicalmente, conseguem desbloquear sentimentos e trazerem à tona toda sua musicalidade, favorecendo assim, o contato com sua própria essência.



O trabalho com o Kântele auxilia a criança e o adulto em seus aspectos social, cognitivo, emocional, corporal e espiritual.
A quem se destina: adultos que vêem na música um caminho de autoconhecimento e de transformação. Turmas especiais para mães, gestantes, avós e crianças.

* Kânteles de Luz: Adultos que buscam autoconhecimento, momentos de quietude e contato com a Essência. O objetivo é fazer um caminho interior utilizando o Kântele como ferramenta de observação de si, exercícios de Atenção e a busca de uma Presença Amorosa. Desenvolve trabalho em asilo e hospitais.
* Gestando Tons: Gestantes que buscam neste momento especial da mulher, um contato mais presente com seu filho. Momentos de meditação através do ambiente pentatônico do Kântele, contemplação das Madonas, resgate da sua criança interior e a composição de uma música especialmente para o filho (a) e confecção de uma (o) boneca (o) e/ou brinquedo artesanal.
* Ninhos de Kântele: Mães e Avós terão a oportunidade de se musicalizarem num ambiente que corresponde ao estado de alma da criança de 0 a 6 anos. Através de canções relacionadas ao universo infantil, temas como natureza, estações e festas do ano são facilmente tocadas no Kântele. Haverá ainda histórias, brincadeiras e rodas rítmicas.
* Asas e Sopros de Anjo: musicalização para crianças de 6 a 8 anos através do Kântele e da Flauta-doce. Este trabalho tem a orientação da pedagogia musical Waldorf*, que possui uma visão espiritual do desenvolvimento da criança e dos elementos da música.

5 comentários:

Olá, voces tem alguma material especifico ( literatura) que fale da questao terapeutica do Kantele?

Patrícia
patriciafiorelli@hotmail.com

Dá uma olhada nesse link - http://musicaaudio.blogspot.com.br/2012/04/o-uso-do-kantele-na-gestacao.html

Quero comprar um kantele num preço acessível. vcs podem me ajudar?

Onde compro esse instrumento?!

Preciso comprar um kantele para meu filho, q iniciará os estudos em uma escola Waldorf. Vcs saberiam me informar locais onde posso comprar esse instrumento?
grata
abraços

Postar um comentário

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

SEGUIDORES

 
Licença Creative Commons
This work by Alexandre A. Silva is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://naclave.wordpress.com/.