sábado, 22 de maio de 2010

Instrumentos - SALTÉRIO

Saltério ou Dulcimer é um instrumento de cordas de origem medieval. Consiste em uma caixa acústica de madeira com cordas metálicas de aço, dispostas horizontalmente, possuindo um número variável de cordas montadas sobre. Pode ser tocado com o dedo (como uma lira), percutido com baquetas (pequenos martelos de mão) e tangido com o arco que acompanham o instrumento.

Há séculos e sob diversas formas empregado na música tradicional de povos asiáticos e europeus, o saltério conheceu grande popularidade também no âmbito da música culta européia. Foi instrumento preferido dos diletantes durante boa parte do século XVIII. Talvez porque, segundo Mersenne, "aprende-se a tocá-lo num espaço de uma ou duas horas", ou então, citando o mesmo tratadista, porque é um instrumento de sonoridade "muito agradável", tanto que "poderia ter-se a mesma ou maior satisfação dele do que a obtida com a espineta ou a harpa, se se encontrasse alguém que o tocasse com tanta perícia como a com que o cravo é tocado."O saltério despertou o interesse de compositores como Vivaldi (Giustino, 1729), Jomelli (sinfonia para saltério, violinos e baixo-contínuo) e outros, mas praticamente desapareceu do cenário antes da virada do século.

Quanto à difusão do instrumento na península ibérica, a existência de obras portuguesas e espanholas para saltério, tanto no campo da música erudita como na de salão, demonstra que o instrumento gozava de uma importância razoável. Entre os compositores portugueses e espanhóis que incluiram partes de saltério em obras religiosas e operísticas, destacam-se Francisco Antonio de Almeida (Te Deum, 17__: Venerandum tuum verum), Antonio Teixeira (As guerras do alecrim e mangerona, 1737: aria Não posso, ó Sevadilha), Antonio Soler (villancico Ciego y Lazarillo, 1762) e Blas de Laserna (Los amantes chasqueados, 1779).

0 comentários:

Postar um comentário

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

SEGUIDORES

 
Licença Creative Commons
This work by Alexandre A. Silva is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://naclave.wordpress.com/.