sexta-feira, 4 de junho de 2010

Instrumentos - CANECA

A caneca é um instrumento musical, mais precisamente um idiofone percutido.
A caneca é basicamente um pequeno sino, sem badalo. Em inglês o nome é cowbell (traduzido à letra: sino de vaca), mas no entanto não deve ser confundida com os chocalhos de vaca que se prendem aos pescoços dos animais para assinalar a presença do gado. Os chocalhos de vaca contêm um badalo no seu interior. Também não deve ser confundida com os diversos tipos de chocalhos, que são idiofones de agitamento, e não idiofones directamente percutidos.
A caneca pode ser construída a partir de vários materiais (aço, cobre, outras ligas, etc.), e pode ter vários tamanhos para se obter alturas diferentes. São geralmente percutidas com baquetas de bateria, mas ultimamente algumas marcas têm desenvolvido baquetas próprias para canecas.
As canecas desempenham um papel importante na música latino-americana, onde servem para acentuar o ritmo. Nas orquestras de música latino-americana a caneca é frequentemente montada numa armação que também suporta os timbales. A caneca também pode vir montada numa bateria.

0 comentários:

Postar um comentário

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

SEGUIDORES

 
Licença Creative Commons
This work by Alexandre A. Silva is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://naclave.wordpress.com/.