quinta-feira, 17 de junho de 2010

Instrumentos - FLAUTA BAIXO

Flauta baixo é o membro da família das flautas cujo registro se encontra uma oitava abaixo da flauta soprano em Dó (flauta mais comum). Por causa do comprimento do tubo (aproximadamente 146 cm), ela é geralmente fabricada com bocal em forma de "J", trazendo a o porta-lábio ao alcance do instrumentista.
A extensão do instrumento vai de Dó3 (a nota mais grave da viola) a Fá#6 (três linhas complementares acima da Clave de Sol). Possui um som mais aveludado, ainda que mais redondo e firme que o da flauta soprano. Embora a flauta baixo seja geralmente considerada um instrumento silencioso, alguns hábeis flautistas conseguem produzir nela um considerável volume de som.
Flautas baixo são geralmente fabricadas com o corpo e o bocal de metal banhado a prata. Há empresas, como a Emerson, que oferecem opções mais luxuosas, como bocal de prata maciça, chaves especiais de trinado e extensão para o Si grave, geralmente presente apenas em flautas mais agudas.
É geralmente usada em coros de flautas e em música de vanguarda contemporânea, estando quase ausente do repertório orquestral tradicional.
Muitos compositores estão começando a escrever mais para flauta baixo, tanto para grupos como para flauta baixo solo e duetos.

0 comentários:

Postar um comentário

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

SEGUIDORES

 
Licença Creative Commons
This work by Alexandre A. Silva is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://naclave.wordpress.com/.