quinta-feira, 10 de junho de 2010

Instrumentos - TAMBOR FALANTE

O Tambor falante é um tambor da África Ocidental cilindro que a altura pode ser regulada de maneira que é dito o "tambor de comunicação". O tocador coloca o tambor embaixo do braço e bate o instrumento com um pau ou um aro de ferro com uma bola na ponta. Um tocador levanta ou abaixa o tom do tambor falante, ao apertar ou ao liberar as cordas do tambor com o braço. Isso pode produzir sons informativos extremamente complicados para transmitir mensagens. A habilidade de mudar a altura do cilindro é análogo ao da linguagem tonal de algumas línguas Africanas.

História

Os tambores falantes tem o formato de uma ampulheta com duas faces (encouradas com couro de cabra, lagarto (iguana), pele de peixe) amarrado com tiras que ligam as faces uma com a outra. Estes são alguns dos mais antigos instrumentos utilizados pelos griots da África Ocidental e sua história pode ser rastreada até ao antigo Império Gana. O povo Hausa (e por influência, o povo Yoruba do sudoeste da Nigéria e do Benim e Dagomba do norte de Gana) desenvolveram um gênero musical griot altamente sofisticado centrado no tambor falante.
No século XX o tambor falante tornou-se uma parte da popular música da África Ocidental. Ele é usado para tocar em música Mbalax do Senegal e no Fuji e Jùjù da Nigéria (onde é conhecido como um dùndún, não fazer confusão com o tambor dundun bass do povo Mandé.)

Nome de tambores

Em alguns grupos étnicos, a cada indivíduo foi dado um nome de tambor. Exemplos entre os Bulu dos Camarões são "Mesmo se você vestir-se finamente, o amor é a única coisa" ou "O rato de madeira gigantesco não tem nenhuma criança, o rato de casa não tem nenhuma criança". Tocadores de tambor falante enviam mensagens por tambor o nome do destinatário, seguido pelo nome do remetente e a mensagem.

0 comentários:

Postar um comentário

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

SEGUIDORES

 
Licença Creative Commons
This work by Alexandre A. Silva is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://naclave.wordpress.com/.