terça-feira, 1 de junho de 2010

Instrumentos - UKELELE

O ukulele é um instrumento musical de cordas beliscadas, semelhante a um violão, mas menor. Tem apenas 4 cordas usualmente afinadas em , mi, e sol, sendo a corda sol mais aguda que a dó. O ukulele, também muitas vezes chamado erroneamente de guitarra havaiana, tem origem em dois instrumentos tradicionais da Ilha da Madeira. O machete madeirense (também conhecido por braguinha, que por sua vez tem origens no cavaquinho português) e o rajão (viola de cinco cordas da Madeira), que foram levados pelos madeirenses, nomeadamente João Fernandes, quando estes emigraram para o Havaí para trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar naquelas ilhas. Ukelele significa "pulga saltadora" no idioma havaiano.
Apresenta-se em diversos tamanhos e formatos. Os tradicionais são o soprano, que tem 21 polegadas e 12 trastes, que é o mais comum e difundido, o concert, que possui 23 polegadas, o tenor, com 26 polegadas e o barítono, com 30 polegadas. Todos utilizam a afinação tradicional, exceto o barítono, que se afina mi, si, sol, .
Além do ukulele ser utilizado na música nativa do Havaí, nas décadas de 1920, 1930 e 1940 foi utilizado por cantores e humoristas britânicos e norte-americanos, mais notadamente George Formby. George Harrison utilizou o instrumento com destaque em várias músicas de seu álbum "Brainwashed", lançado postumamente. Na atualidade, músicos em destaque no uso do instrumento são: o cantor, compositor e guitarrista sueco Jens Lekman, o multi-instrumentista britânico Oscar Monchito, o cantor americano Zach Condon do Beirut, e a cantora de Nova Iorque, Julia Nunes. Eddie Vedder, da banda Pearl Jam, só usa um ukelele em algumas apresentações, e a cantora francesa Soko também se apresenta com o instrumento em algumas canções. O ukulele este não limita seu uso ao Havaí ou aos Estados Unidos em geral. No campo musical brasileiro, a cantora Marisa Monte no seu trabalho "Universo ao Meu Redor" demonstra harmonia ao associar o ukulele ao samba. A cantora Mallu Magalhães também utilizou o ukulele em apresentações ao vivo. Também foi notória sua utilização por Tiny Tim, um cantor/comédia estadunidense falecido em 1996.
Em 1998, por ocasião da Exposição Mundial de Lisboa, organizou-se pela primeira vez em cem anos um espectáculo com músicos do Havaí e da Madeira, no projecto Father and Son, apresentado nos palcos da EXPO'98 e organizado pela editora madeirense Almasud.

FONTE - Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

SEGUIDORES

 
Licença Creative Commons
This work by Alexandre A. Silva is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://naclave.wordpress.com/.