terça-feira, 2 de novembro de 2010

Concurso Tremplin Recife Jazz/ Pátio Sonoro segue com a boa música instrumental (PE)

Concurso representa o “trampolim” que valoriza o trabalho dos músicos regionais.

Nice Lima/Ritmo Comunicação - Jornal iTeia

O Concurso Tremplin Recife Jazz/Pátio Sonoro, grande novidade do Recife Jazz 2010, segue esta semana com a segunda etapa. Desta vez se apresentam Dom Angelo Jazz Combo; Luciano Leite e Banda Síncope; e Sebastian Pitre -Flamenguinho, os shows têm início às nove da noite. Das oito atrações classificadas para o concurso, duas são da Paraíba e uma do Maranhão, o que demonstra a importância do evento não só em Pernambuco, mas também em outros estados do Nordeste. Os grupos se inscreveram gratuitamente por e-mail, enviando release e música de trabalho. A cada noite, as bandas selecionadas no concurso apresentam um show de 45 minutos. O Tremplin Recife Jazz/Pátio Sonoro é aberto ao público e teve início no dia 22, seguindo nos próximos 29 de outubro e 5 e 12 de novembro no Pátio de São Pedro, no projeto Pátio Sonoro, da Prefeitura do Recife.

Como o nome já sugere (Tremplin é trampolim em francês), oito bandas deverão ter, com o Concurso, o “empurrãozinho” para as suas carreiras. Marcos Lira; Ska Maria Pastora; Luciano Leite e Banda Síncope; Dom Angelo Jazz Combo; Mojav Duo; são os representantes pernambucanos na disputa. Da Paraíba vêm os concorrentes Sebastian Pitre -Flamenguinho; e Oxent Groove. O Maranhão é representado pelo quarteto Cazumbá. No dia 12 de novembro acontece a grande final com os melhores colocados, numa noite marcada pelo show de encerramento do Tremplin com a banda X'tet Bruno Regnier. O grupo francês apresenta o jazz de vanguarda, numa demonstração de que é possível reunir, no Pátio de São Pedro - conhecido espaço de divulgação da música tradicional pernambucana – representantes da música que se faz em outros países, num intercâmbio musical.

Os grupos concorrentes no Tremplin, durante a disputa, apresentam nos shows repertório próprio, avaliado, juntamente com a performance e a técnica individual dos músicos.

O grande vencedor do Tremplin ganha gravação, mixagem e masterização de mil cópias de cd em SMD – Semi Metalic Disc (mídia que demanda menos custos e ótima peça de distribuição para os artistas). A gravação será feita no Recife e a mixagem e masterização na Argentina, num estúdio especializado em jazz. Além disso, serão escolhidas, ao menos, duas bandas para participar do Recife Jazz Festival 2011, independente da ordem de classificação.

Graças à parceria com o projeto Pátio Sonoro, da Prefeitura do Recife, o Tremplin representa a oportunidade de o público conferir, de maneira gratuita, música de esmero, conforme destaca o músico e produtor do Recife Jazz, Alex Corezzi: “Além de lançar uma banda nova e mostrar o que acontece de novo no instrumental, teremos o mês inteiro de jazz na cidade. Isso há alguns anos seria impossível!”. Para o Diretor do Espaço Cultural Pátio de São Pedro, Fernando Augusto, o Tremplin é uma iniciativa democrática e inovadora: “Não é muito comum a música instrumental ser disponibilizada gratuitamente em espaços públicos, e, principalmente, quando ocorre um concurso, possibilitando que as pessoas possam se manifestar e até interferir no processo de seleção dos ganhadores. Consideramos isso um avanço no formato do festival e bastante educativo para o público e para os músicos que participam.”

O Recife Jazz Festival 2010 é uma realização da SaxJazz Produções, com incentivo da Prefeitura do Recife, e apoio do Consulado da França no Brasil, Ong Culture France, Instituto Cervantes, FaroLatino Música e Vídeo.

Sobre o Pátio Sonoro:
O Projeto Pátio Sonoro é uma das ações do segmento de música da Secretaria de Cultura do Recife, coordenado pela diretoria do Espaço Cultural Pátio de São Pedro. Surgiu em 2009 de uma ação conjunta entre a Gerência de Música da Fundação de Cultura do Recife e a Diretoria do Pátio. O projeto se firmou e hoje é uma referencia para quem faz música na cidade, além de ter ampliado seu conceito para atender aos diversos segmentos da música.

Sobre a banda francesa X'tet Bruno Regnier: www.bruno-regnier.com
Fã de grandes orquestras,” climatologista com escrita elegante e mente aberta", Bruno Regnier ganhou o 1 º prêmio de composição no Concurso Nacional de La Defense, em 1999. Fundador da empresa "A Seguir ...", ele anda no caminho da criação de grandes orquestras, que combina escrita e improvisação. Influenciado por jazzmen americanos tanto como compositores europeus, ele discute a escrita com uma forma constante e de cor orquestral, mas também com especial atenção para o intérprete.


TREMPLIN RECIFEJAZZ/PÁTIOSONORO

DIA 22/ OUT
1-Marcos Lira (Pernambuco) 21h
2-Ska Maria Pastora (Pernambuco) 22 h

DIA 29/OUT
1-Dom Angelo Jazz Combo (Pernambuco) 21h
2-Luciano Leite e Banda Síncope (Pernambuco) 22h
3-Sebastian Pitre -Flamenguinho (Argentina/Paraíba) 23 h

DIA 05/NOV
1-Mojav Duo (Pernambuco) 21h
2-Cazumbá (Maranhão) 22h
3-Oxent Groove (Paraíba) 23h

DIA 12/NOV
FINAL do TREMPLIN (3 primeiros colocados)
23h-X`Tet Buno Regnier-França

Serviço:
Concurso Tremplin Recife Jazz/Pátio Sonoro (uma das ações do Recife Jazz Festival 2010)
Dias 22 e 29 de outubro, 5 e 12 de novembro (final).
A partir das 21hs.
Pátio de São Pedro, Bairro de São José.
Entrada gratuita.
Informações: recifejazz@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

SEGUIDORES

 
Licença Creative Commons
This work by Alexandre A. Silva is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://naclave.wordpress.com/.