segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Recife recebe o primeiro show do Festival Voa Viola

 Apresentação é na próxima quarta (10), no Teatro de Santa Isabel; projeto mapeia e apresenta o panorama da viola no Brasil

O Teatro de Santa Isabel está entre os quatro palcos no Brasil que vão testemunhar o primeiro resultado do mapeamento realizado pelo "Voa Viola". Por meio de rede social na internet, o projeto identificou nos últimos quatro meses mais 600 violeiros atuantes no país. O show no Recife é na próxima quarta (10) e contará com os convidados pernambucanos Adelmo Arcoverde e Antônio Nóbrega, além do paulista Passoca e do mineiro Pereira da Viola.

Eles dividem o palco com três violeiros eleitos por votação na web: os mineiros Wilson Dias (foto 1) e José Mauro, de apenas 14 anos, e o mato-grossense Daniel de Paula (foto 2). Criado para mapear e fomentar o uso da viola no país, o projeto Voa Viola estreia no Recife.

Ao todo, o Festival realiza quatro espetáculos, em diferentes capitais (passa ainda por Belo Horizonte, São Paulo e Brasília). O conjunto das apresentações leva ao público um panorama do uso da viola no Brasil. O projeto tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, na comemoração dos seus 150 anos.

O show na capital pernambucana conta com um anfitrião, o violeiro paulista Passoca, mestre de cerimônias que vai rechear o show com histórias, lendas e humor. O primeiro convidado da noite será Daniel de Paula, estudioso e pesquisador da viola de cocho, que traz um trabalho instrumental.

Depois dele, entra em cena o caçula do festival, o mineiro de Uberlândia, José Mauro, de apenas 14 anos. Com 18 anos de carreira, Pereira da Viola recebeu esse nome em homenagem a outro músico, o sambista Paulinho da Viola. Ele convida o mineiro Wilson Dias para dividir o palco com suas belas canções. Os pernambucanos Adelmo Arcoverde e Antônio Nóbrega se encontram para encerrar a noite com surpresas e grande estilo.

RECIFEA capital pernambucana foi escolhida para a abertura do Festival pela sua forte ligação com as tradições brasileiras. O movimento armorial marca a música brasileira pela leitura inovadora dos sons ancestrais do Brasil, tornando-se para a viola uma importante referência. Repleta de regionalismos, hoje a viola é um instrumento em expansão e, pelo Brasil, apresenta seus sotaques.

EDITAL

O projeto Voa Viola teve início em julho de 2010, com o lançamento de um edital nacional para que músicos e artistas de todo o país pudessem inscrever trabalhos que utilizem a viola. O edital recebeu 389 inscrições, provenientes de 20 estados brasileiros. O júri, formado pelos curadores e violeiros Roberto Corrêa e Paulo Freire e os jurados convidados J. C. Botteselli (Pelão) e Miranda, selecionou 24 trabalhos. Destes 24, o público participa da  escolha de 12 músicos para dividir o palco em quatro shows com os violeiros Chico Lobo, Jaime Alem, Ricardo Vignini e artistas como Lenine, Renato Teixeira e Mônica Salmaso.

O Festival Voa Viola pretende apresentar um panorama desse instrumento que tem 500 anos de tradição e uma diversidade de usos, do erudito ao popular, do instrumental à canção, do pop à música de raiz. O público pode votar pelo portal www.voaviola.com.br para compor a agenda das próximas apresentações, que acontecem até o final do ano.

AGENDADatas dos shows e os períodos de votação:

-Belo Horizonte. Palácio das Artes. Dia 1º de dezembro. Anfitrião: Chico Lobo (MG). Violeiro convidado: Jaime Alem (SP). Atração nacional: Lenine (PE) em diálogo musical com Heraldo do Monte (PE). Período de votação online: 12 a 24 de outubro.

-São Paulo. Sesc Pinheiros. Dia 09 de dezembro. Anfitrião: Paulo Freire (SP). Violeiro convidado: dupla Zé Mulato e Cassiano (DF). Atração nacional: Mônica Salmaso (SP). Neste show, a cantora e apresentadora Inezita Barroso será homenageada pelo Festival. Período de votação online: 26 de outubro a 7 de novembro.

-Brasília. Dia 16 de dezembro. Anfitrião: Roberto Corrêa. Violeiro convidado: Ricardo Vignini (SP). Atração nacional: Renato Teixeira (SP). Nesta ocasião, serão anunciados os prêmios especiais para as diferentes categorias do edital. Período de votação online: 9 a 16 de novembro.

-Seminário em Belo Horizonte – 30 de novembro a 1º de dezembro
O projeto Voa Viola realiza um amplo e inédito mapeamento nacional do uso de diferentes tipos de viola. Este cenário poderá ser debatido durante o seminário Vertentes da viola no Brasil – tradição e inovação em Belo Horizonte (MG) nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro.

SERVIÇOFestival Voa Viola com Adelmo Arcoverde, Antônio Nóbrega, Daniel de Paula, José Mauro, Passoca, Pereira da Viola e Wilson Dias
Quando: quarta-feira (10), a partir de 20h30
Onde: Teatro Santa Isabel, na Praça da República, Recife
Quanto: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada)
Informações: (81)3355-3323/3324
Votação popular dos shows do Voa Viola– Festival Nacional de Viola pelo site www.voaviola.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

SEGUIDORES

 
Licença Creative Commons
This work by Alexandre A. Silva is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://naclave.wordpress.com/.