segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dança e Música no Presídio

Por trás dos muros do presídio do Serrotão em Campina Grande, o apenado Fabiano dos Santos Sousa, sonha no dia em que reconquistará a liberdade. Ele já está preso há 11 anos, pagando por um crime de homicídio que cometeu no passado. Entre as grandes e as paredes Fabiano descobriu na arte que o sonho de liberdade é possível de ser realizado.



Graças ao projeto Cultura no Presídio que já existe há 11 anos, Fabiano dos Santos percebeu que levava jeito para a dança e poderia ter um futuro melhor. Dos 31 apenados inscritos no programa, apenas sete chegaram no final das oficinas, entre eles, Fabiano. Ao invés das grades, ele agora vislumba os palcos e pretende transformar a obscuridade do presídio nas luzes dos teatros. Fabiano foi um dos apenados que se apresentou ontem pela manhã em uma das salas do presídio na pré abertura do XXXV Festival de Inverno de Campina Grande.

Vestido a cárater, com figurino emprestado pelo coreógrafo Mauro Araújo, ele mostrou que tem talentopara as artes e se emocinou quando entrou na sala preparada para o momento. "A dança liberta a mente. Sem dúvida a arte é um instrumento que liberta", afirmou. O homem que sonha em "voar alto", já decidiu que quando sair do presídio vai tentar enveredar pelo mundo das artes. A exemplo de Fabiano, mais seis apenados fizeram ontem uma apresentação especial no presídio do Serrotão. Diante de uma plateia formada pelo secretário de Administração Penitenciária Carlos Mangueira , do bispo diocesano de Campina Grande Dom Jaime Vieira Rocha e de educadores, eles prestaram homenagem ao folclore.

Mais uma vez, o Festival de Inverno levou cidadania e inclusão social ao presídio através da arte, conforme definiu Eneida Agra.

0 comentários:

Postar um comentário

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

SEGUIDORES

 
Licença Creative Commons
This work by Alexandre A. Silva is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://naclave.wordpress.com/.