segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Lei torna ensino de música obrigatório nas escolas


O canto, a regência, as composições, os instrumentos e a teoria musical voltam a fazer parte do currículo nacional de educação em 2011.

A música vai conquistar diversos espaços nas escolas públicas e particulares. Segundo especialistas, a aprovação da Lei nº 11.769, desde agosto de 2008, representa um chamado à formação mais humana dos educandos, em que se possibilita o desenvolvimento de habilidades motoras, de concentração, além da sensibilidade para a percepção estética, capacidade de análise e crítica e de respeito ao outro.
“O objetivo não é formar músicos, mas oferecer uma formação integral para as crianças e a juventude. O ideal é articular a música com as outras dimensões da formação artística e estética”, explica Helena de Freitas, coordenadora-geral de Programas de Apoio à Formação e Capacitação Docente de Educação Básica no Ministério da Educação.
Os estudantes serão dotados de formação mais ampla, desenvolvendo características culturais e intelectuais através do ensino da música. Isso possibilita, também, o desenvolvimento de competências, que permitirão a ampliação de atividades educativo-musicais.

Conteúdos da cultura brasileira
O foco da inserção de aulas de música nas escolas será a aprendizagem de hinos oficiais, mas também de cânticos folclóricos e demais manifestações de musicalidade oriundas da mistura de povos, raças e culturas presentes no Brasil.

Desafio
Além da contratação de novos professores, as escolas passarão por uma grande adaptação, já que as aulas de música deverão ser obrigatórias, mas não exclusivas, na disciplina Arte. Implementar a música para alguns professores, pode parecer intrusivo a suas aulas. O prazo máximo para a implantação das aulas será agosto de 2011. O maior desafio dessa mudança ainda é o baixo número de professores com licenciatura em música no Brasil, de acordo com o Censo de Educação Superior de 2006.
Lei nº 11.769, ainda deve ser discutida de forma ampla e resoluta, possibilitando adaptabilidade do plano de trabalho, referente a cada escola. Por enquanto, escolas e docentes, buscam a melhor forma de desempenhar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina.

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