segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O efeito da música no trabalho em equipe


O projeto de trabalhar com música vem do fato de que a música nos transforma interiormente. A música, através de seus elementos rítmicos, melódicos e harmônicos, consegue penetrar nos sentimentos mais profundos em busca de vislumbrar percepções essencialmente mais sutis e refinadas. O som e, consequentemente, a música são objetos subjetivos, que estão dentro e fora, não podem ser tocados diretamente, mas nos tocam profundamente.
As dinâmicas musicais, utilizadas durante o trabalho de T&D, estão focadas para criar não somente analogias com o mundo corporativo, mas para construir um clímax onde a alegria é fundamental, contagiante, estimulante e facilitadora para a aprendizagem dos conteúdos.

As estratégias musicais são organizadas de acordo com o perfil do grupo a ser trabalhado, levando em conta as expectativas da empresa contratante e os procedimentos e objetivos pedagógicos do consultor.

As ações musicais estão orientadas para o contato musical, utilizando os recursos do cantar, do tocar, do ouvir, do dançar e do criar. Isso dá a ela um grande poder de atuação sobre o corpo, o emocional e a mente e também sobre a consciência e o inconsciente.

A integração entre essas ações e os objetivos do treinamento sempre estão vinculadas, tendo foco em resultados concretos.

O cantar em coral proporciona uma integração ímpar.

O tocar em percussões se traduz no “timming” do grupo. Uma experiência coletiva peculiar.

O ouvir nos leva a considerações esclarecedoras sobre comunicação e compreensão.

O dançar solta as energias, alivia as tensões, alegra e mostra caminhos interessantes quando incorporado às analogias do mundo corporativo.

A somatória dessas ações são inseridas num processo criativo de composição coletiva, tendo como foco os pilares pertinentes ao treinamento em questão.

Sons e Vínculos já esteve presente em vários T&D, convenções, encontros, palestras, atuando frente a clientes exigentes e sempre com resultados avaliativos altamente positivos.

O trabalho foi elaborado a partir de uma solicitação de consultores, ao músico e pedagogo  José Renato Gimenes, que desde 1998 vem atendendo como facilitador e aprimorando esta proposta.

José Renato Gimenes 

0 comentários:

Postar um comentário

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

SEGUIDORES

 
Licença Creative Commons
This work by Alexandre A. Silva is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://naclave.wordpress.com/.