quarta-feira, 22 de junho de 2011

Dicas de Composição Musical

 



Aqui estão várias dicas de como compor música baseadas em experiência própria e em conselhos ouvidos ao longo dos meus anos como compositor, individualmente e em banda. Lembrando que na música não há regras. As possibilidades de composição são infinitas.


* Estude música e faça aula de pelo menos um instrumento. Isso é fundamental para expandir seus limites para compor. Veja aqui uma lista de livros recomendados para aprimorar seu conhecimento musical.

* Tenha cada parte da composição (versos, refrão, ponte, etc) bem definida, se destacando das demais, porém sem destoar da música como um todo.
"Compor Música é uma arte de experimentação"
* Ouça e toque muita música diferente. Ter um repertório amplo te ajudará tanto na inspiração para a composição, quanto para evitar vícios de harmonia e melodia.
* Não é só o refrão de uma música que deve ser marcante. Tente compor versos marcantes também.
* Confira se a composição já não existe. Mostre a música para várias pessoas e pergunte-as se já ouviram aquilo antes. Lembre-se: nosso inconsciente nos engana.
* Se um trecho da composição estiver muito igual a uma música conhecida, tente mudar até virar uma coisa nova. Se continuar muito parecido, as pessoas vão se incomodar ao ouvir. O mesmo se aplica à letra.
* Não há uma maneira certa de começar uma composição. Por isso tenha o hábito de escrever poemas e de improvisar músicas instrumentais, que um ou outro pode ser o começo de um caminho a seguir.
* Compor uma música não é mera questão de inspiração. Exige tempo, trabalho e muita tentativa e erro.
* Experimente compor em instrumentos diferentes.
* Tudo serve como fonte de inspiração para compor: livros, filmes, experiências de vida, conversas, a bíblia, músicas, o acaso, etc.
* Crie um riff, e repita-o enquanto desenvolve algo a partir dele.
* Pense nisso: se a música não funciona em uma rodinha de violão em um acampamento, talvez a composição não seja tão boa.
* Às vezes você tem algo na cabeça que não consegue passar para o instrumento. Tente e experimente que uma hora sai.
* O gravador é o melhor amigo do compositor. Tenha sempre ao alcance algo para registrar suas idéias de composição, nem que seja um celular. Imagine o tanto de idéias de composições geniais que devem ter sido perdidas no mundo, por mero esquecimento!
* Tenha também um registro escrito da composição, em cifra e/ou partitura.

* Não tenha medo/preguiça de mudar uma composição aparentemente pronta. Experimente. Qualquer coisa você volta para como estava.
* Ao compor em grupo, aprenda a gostar das idéias dos outros. Se você não ficar preso apenas à suas próprias idéias, a música pode se tornar mais rica.
* Considere cada aspecto da composição: melodia, harmonia, ritmo, público-alvo.
* Não tenha medo de parecer “pouco artístico” ao tratar uma composição como se fosse um projeto organizadamente planejado. Faça um levantamento dos prós e contras da música, consultando diferentes pessoas para isso.
* Ao final, é bom registrar sua composição para evitar plágios. Você pode registrá-la pela partitura e/ou pela letra. Uma dica útil: Envie a letra da música para você mesmo pelo correio e não abra o envelope. Esse documento com a data e o carimbo do correio servirá como prova legal de que a música é sua. ‘Legal’ né?
* Lembre-se: compor é uma arte de experimentação e dedicação. Crie, ouse, e nunca pare de compor. Bom trabalho, e ótimas composições!

Conteúdo do site www.compormusica.com .

10 comentários:

Gostei muito de ler estas dicas, aos poucos vou descobrindo algo novo que me ajuda nessa trilha..

Também foram muito valiosas para mim.

Gostei muito dos conselhos, abriu novas portas em meus pensamentos...

É sempre bom ouvir daqueles que estão a mais tempo na estrada.

sou um compositor iniciante e adorei as dicas!

Só gostava de saber o que fazer para divulgar a nossa musica,importa muito ter uma boa voz para ser um bom compositor e sobre processos de gravação qual a melhor forma?
Um conselho também para quem está a começar nunca desistam das vossas composições.Eu recentemente fiz uma que recebeu criticas negativas por parte de algumas pessoas porque tratava-se de um estilo que elas não apreciavam.Consegui com que um cantor visse e ele agora quer comprar-me a composição.Para mim q estou no inicio estou super feliz!

Muito boas essas dicas... forte abraço.

Gostaria de saber como divulgar minhas composições
tenho mais de 60 músicas, mas não tenho nenhum contato.
Estou pensando em estudar canto e tentar eu mesmo cantar ou formar uma dupla, já que parece impossível fazer com que minhas composições cheguem a alguém.
Quem puder me ajudar, mande-me um email
guilhermeird@hotmail.com

Essas dicas me fizeram ressurgir das cinza...

gostei muito e gostaria de saber o que fazer para mandar minhas composições.

Postar um comentário

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

SEGUIDORES

 
Licença Creative Commons
This work by Alexandre A. Silva is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://naclave.wordpress.com/.