quarta-feira, 22 de junho de 2011

JamStudio: composição musical on line


O JamStudio pode ser descrito como uma versão da aplicação GarageBand da Apple. Mas em vez de se destinar a ser utilizada a partir de um desktop, trata-se de uma aplicação baseada na Web que permite que qualquer pessoa componha a sua música sem ter formação técnica. Desta forma, pode-se assim criar sequências musicais multi-pista, ou seja, gravar vários instrumentos em várias pistas e misturá-los como se fossemos profissionais.
Através de um painel de controlo desenvolvido em Flash temos acesso temos acesso a uma pauta de música cujas barras podem ser enchidas com acordes de diferentes instrumentos e loops de bateria. Entre estes instrumentos, incluem-se guitarra acústica e eléctrica, piano, sintetizador, órgão, guitarra baixo e piano electrónico. Depois basta escolher os arranjos. Quem quiser pode também alterar o número de batidas por minuto. No final, pode-se enviar a canção que acabámos de compor a familiares ou amigos via email
Quem quiser mais instrumentos poderá pagar 10 dólares por uma subscrição mensal que nos permite exportar as nossas criações musicais para o formato MP3 e aceder a uma biblioteca mais vasta de instrumentos musicais. O grande problema que eu vejo no JamStudio é que para quem não percebe mesmo nada de música, esta aplicação não ajuda lá muito uma vez que nem sequer disponibiliza um tutorial ou uma secção de Perguntas Mais Frequentes. De qualquer maneira, é sempre uma forma interessante de fazer algumas experiências sonoras.

FONTE - Listening Post

0 comentários:

Postar um comentário

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

SEGUIDORES

 
Licença Creative Commons
This work by Alexandre A. Silva is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://naclave.wordpress.com/.