quinta-feira, 13 de outubro de 2011

VIRADA MULTICULTURAL DO RECIFE


Com o lema “Recife é mais cultura na veia”, a Virada Multicultural do Recife – Conexão Nordeste, projeto da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), traz à capital pernambucana três dias ininterruptos de diversas expressões artísticas. Na manhã desta terça-feira (4), o prefeito João da Costa anunciou a programação completa do evento que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de outubro, em vários equipamentos culturais da cidade.
Esta será a primeira Virada Multicultural, realizada por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) e da Secretaria de Turismo. O grande mote do evento é convidar a população a se apropriar da cidade por meio do acesso aos bens culturais, como acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro, com atrações de música, artes cênicas, cinema, literatura, artes visuais, moda e gastronomia.
“Estamos apresentando hoje de forma definitiva a programação da Virada Multicultural do Recife, uma iniciativa do nosso governo que amplia a política cultural da cidade. Será mais um ciclo festivo, além do Carnaval, São João e Natal/Reveillon, que valorizará as expressões culturais, o acesso e a democratização da cultura. Além disso, estamos dando um passo para aprofundar o intercâmbio com o Nordeste, trazendo artistas dos outros estados”, afirmou João da Costa.
Na programação, há atividades para todos os gostos, desde manifestações culturais tradicionais até artistas de vanguarda, representando os nove estados do Nordeste. Das 18h da sexta-feira (14) até a madrugada de segunda-feira (17), serão mais de 400 atrações gratuitas entre música (62 atrações), literatura (10 ações), cinema (200 exibições), recitais poéticos, artes cênicas (83 atrações), artes visuais e moda, além de quatro “cortejos” puxados pela Frevioca. Haverá ainda palestras, debates e oficinas.
Os eventos estão espalhados por diversos equipamentos culturais do Recife, como os mercados (Encruzilhada, Madalena e Boa Vista), parques (Jaqueira e Dona Lindu), ruas e praças, museus, espaços culturais, cinemas (São Luiz e Fundaj), teatros (Arraial, Parque, Apolo, Hermilo e Santa Isabel) e bibliotecas.
SHOWS – A música funciona como carro chefe dentro da programação da Virada Multicultural do Recife. Os shows irão acontecer em palcos estrategicamente montados por vários cantos da cidade como Marco Zero, Arsenal, Pátio de São Pedro, Parque 13 de Maio e Dona Lindu. Entre os destaques, shows como os de Siba (PE), Orquestra Contemporânea de Olinda (PE), Nação Zumbi (PE), o internacional Buena Vista Social Club (Cuba), Alceu Valença (PE) e Fagner (CE), no Marco Zero; Chico César (PB), Maestro Spok e Gafieira de Bamba (PE), Lucas Santanna e Paulinho Boca de Cantor (BA) e Karina Buhr (PE) nos outros palcos.
TEATRO – As artes cênicas também serão representadas por intervenções artísticas de rua com grupos de dança (Eu vim da Ilha e Zambo, ambos de PE), e teatro (Por que a gente é assim?/CE) na Rua da Moeda; Cacuetê, com Maycira Leão (SE)/Teatro Apolo; peças teatrais como Sebastião (BA), Divinas (PE) e Totem (PE), e vários espetáculos circenses, a partir da parceria com o Festival Internacional de Circo.
CINEMA – O segmento do audiovisual também participará deste calendário de atividades, com a Mostra Audiovisual Nordeste. A Gerência Operacional de Audiovisual da Fundação de Cultura Cidade do Recife vai exibir 41h30 de filmes de curta-metragem, média-metragem e longa-metragem pernambucanos e nordestinos no Cinema Apolo, Cinema São Luiz, Parque 13 de Maio, no Sítio Trindade, no Museu Murillo La Greca , Biblioteca de Afogados, no Ibura e na Fundação Joaquim Nabuco.
Para conferir a programação completa, acesse www.viradamulticultural.rec.br

0 comentários:

Postar um comentário

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

SEGUIDORES

 
Licença Creative Commons
This work by Alexandre A. Silva is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://naclave.wordpress.com/.