sexta-feira, 20 de abril de 2012

O uso do Kântele na gestação




* A prática do Kântele atua no sistema rítmico respiratório da gestante e do bebê.
* Aplicação de exercícios que auxiliam na concentração e quietude.
* Canções que criam ambientes de meditação possibilitando contato com nossa essência.

A proposta do trabalho com o Kântele vai além do trabalho de autoconhecimento por meio do instrumento, e de harmonização entre a gestante e o bebê. Rudolf Steiner indicou o Kântele pentatônico porque sua sonoridade corresponde ao estado de alma da criança. Para as crianças em fase de alfabetização, geralmente por volta dos 6 anos, ele pode ser utilizado como recurso pedagógico onde é trabalhada a coordena-ção motora fina, habilidades sociais de grupo, de ouvir o outro e a concentração, qualidades essenciais neste período.

Com o Kântele podemos estimular de forma mais profunda o sentido da audição das crianças através de pequenas escutas e manuseio dele.

O benefício maior para as crianças em trabalhar a audição através da musicalidade é para despertá-la para as nuances e mínimas diferenças dos sons dos fonemas auxiliando na alfabetização.

O Kântele é instrumento de cordas da família das liras originário da Finlândia, foi resgatado pelo fundador da Antroposofia, Rudolf Steiner

Um dos grandes benefícios do Kântele é que ele abre as portas para a música de uma forma simples e bela. Não requer conhecimento de teoria musical, sendo facilmente tocado por adultos e crianças. Adultos já muito inibidos musicalmente, conseguem desbloquear sentimentos e trazerem à tona toda sua musicalidade, favorecendo assim, o contato com sua própria essência. O trabalho com o Kântele auxilia a criança e o adulto em seus aspectos social, cognitivo, emocional, corporal e espiritual.

Os resultados com as crianças de maternal e berçário são fantásticos com a utilização desse instrumento.

Segundo a filosofia Waldorf o Kântele atua diretamente no sistema rítmico-respiratório, na região do Sentir, acalmando processos físicos; harmoniza ambientes para meditação, cria ambientes para contar histórias, acalma as crianças antes de dormir, ajuda na concentração e atenção, requisitos necessários para época de alfabetização.

Para as mulheres, possibilita contato com nossa Essência trabalhando nossa doçura e amorosidade, trabalha também a “escuta” interna, o ouvir mais profundo a nós mesmas e ao outro.Criamos momentos de silêncio e quietude...Seu gesto acolhedor e suave ao tocar nos convida a também sermos suaves na vida...

Através do ambiente pentatônico do Kântele, contemplação das Madonas, resgate da sua criança interior, eu trabalho em um dos encontros com as gestantes a composição de uma música especialmente para o filho (a) e a confecção de um instrumento artesanal em que poderá ser tocado antes e após o bebê nascer para acalmar, ninar e brincar com ele fortificando ainda mais o elo mãe-bebê.

O Kântele é indicado para crianças, adultos e gestantes.

Para ver fotos do trabalho com o Kântele na gestação ou onde encontrar o curso entrem em contato nos links abaixo:

FONTE - edimusical@gmail.com
                 http://aulademusicaparagestantes.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

SEGUIDORES

 
Licença Creative Commons
This work by Alexandre A. Silva is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://naclave.wordpress.com/.